Home»Geral»Quem dança é mais feliz!

Quem dança é mais feliz!

Quando toca uma música que você gosta, é quase impossível ficar parado

0
Shares
Pinterest Google+

Quando toca uma música que você gosta, é quase impossível ficar parado. E a parte boa é que, para dançar, não precisa ser um profissional, é apenas necessário querer e colocar o corpo para mexer.

A dança nem sempre foi vista como uma forma de exercício, mas antes uma atividade social, de competição ou de lazer, porém, dançar é, para além de uma arte, e sim um forte aliado para a saúde.

Sem dúvidas, qualquer atividade física irá trazer um resultado mensurável para a vida da pessoa que está praticando, sendo pelo físico, psicológico, social ou até mesmo melhorando habilidades ou em ações do cotidiano. E com a dança não é diferente. Adriana Cristina de Quevedo é Professora de Dança e ministra desde o ano de 2014 no MiXturados – ritmos, ballet, ginástica rítima e artística, dança contemporânea, jazz e danças tradicionais gaúchas, e ela afirma que dançar, para ela, sempre foi como um combustível motivador, um dos motivos por ter seguido essa profissão. “Dançar para mim sempre foi como um combustível motivador que me proporcionou aprendizado, além do movimento, existe muitas coisas positivas no mundo da dança. Sempre busquei participar de aulas de dança desde criança tendo ótimas oportunidades de aprendizado, ótimos professores que me motivaram a crescer. Hoje eu ensino o que aprendi e busco criar oportunidades para alunos e alunas que demonstram interesse em trabalhar com a dança no futuro, levando eles a conhecer competições e festivais para despertar um maior interesse em buscar novos conhecimentos”, relata e acrescenta que as aulas são para todas as idades, começa com crianças a partir dos 03 anos de idade estimulando o aprendizado da dança em especial com a modalidade do ballet e jazz, ginástica rítmica e artística onde a disciplina corporal e o lúdico ganham prioridade em suas aulas. As aulas de dança com adultos e adolescentes são de 1h com vários ritmos, tendo como objetivo a descontração e diversão, mesmo quem não sabe dançar aprende a executar passos de dança simples e de forma fácil. Nas aulas de dança Gaúcha organiza as aulas em módulos, onde a postura, giros e sequências se encaixam junto com o método de aula do ballet, auxiliando o trabalho das coreografias do CTG Chama Crioula de Santa Rosa – RS.

A dança, durante o período infantil tem uma extrema importância. Durante a infância a criança evolui e se desenvolve em muitos aspectos, sendo importante estimular à expressão corporal ligada à dança, pois é um momento em que a criança conhece seu corpo e suas possibilidades, criando a noção de espaço e conhecendo a coordenação motora. A dança, aliada à música, proporciona estímulo cerebral, desinibição, corpo saudável, formação cultural, trabalhando o estímulo visual, auditivo, tátil, cognitivo e o estímulo motor, tudo isso ocorre quando a aula atinge e desperta o prazer e diversão aos pequenos.

A dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais a científicos. Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer. Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição, seja para adultos ou crianças, e por isso é muito aconselhável a todos.

Muitas pessoas possuem certo receio de começar a dançar, tanto pela timidez quanto por não saber. Mas é por isso que existem programas e profissionais qualificados que auxiliam e ensinam todos os indivíduos interessados nessa belíssima prática. Ter vontade é o primeiro passo para aqueles que ainda estão incertos sobre começar a fazer aulas de dança, depois procure iniciar por uma modalidade mais fácil, encantar-se por si próprio e em cada detalhe ao dançar, além de usar a dança como uma aliada para se superar e aprender.

“Todo mundo deveria praticar alguma modalidade de dança, seja individual, em dupla, em trio ou mais, pois dançar permite expressar muitas coisas, oxigena o sangue, aumenta a energia e pode ser um cenário perfeito para fazer novos amigos e se ramificar socialmente. Em minhas aulas de ballet e ginástica rítmica trabalho com alguns alunos com necessidades especiais, respeitando o nível de cada um dentro das coreografias, mas todos participam juntos ensaiando para as apresentações que acontecem no decorrer do ano. Quais os benefícios da dança para o corpo? Dançar mantém o corpo e a mente ativa, impulsiona o condicionamento físico, ativa a memória, o equilíbrio, ajuda reduzir a tensão emocional e o estresse, auxilia no controle de peso além de ser um ótimo auxiliador na prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias” finaliza Adriana Cristina de Quevedo.

Previous post

Suplementos desnecessários

Next post

Dínamo chegou há primeira divisão do Futebol Gaúcho

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *