0
Shares
Pinterest Google+

Dia 25 de novembro é Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data serve, além de homenagear todos aqueles que tiram um tempinho para do seu dia para doar sangue, também desempenha um papel de informar, conscientizar e lembrar a população sobre esse ato não gratificante e importante. Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que sem dúvidas, ajuda a salvar vidas todos os dias. Um ato que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande.

Segundo Josiane Rodrigues Aquino, Bioquímica e Gerente do Hemocentro Regional de Santa Rosa, na cidade a média de doações no Hemocentro Regional de Santa Rosa é de 750 doadores/mês, quantidade suficiente para suprir a demanda dos 27 hospitais conveniados que atendem, com uma abrangência de 52 municípios. São realizadas, também, coletas externas para garantir o estoque de sangue em níveis seguros. Atualmente 68% dos doadores são fidelizados e 80% são doadores voluntários de sangue.

Muitos indivíduos conhecem a importância dessa ação e não pensam duas vezes em ajudar o próximo da maneira que pode. Lessandra Rigon Schettert é uma dessas pessoas, que sua primeira ação ao fazer 16 anos foi doar sangue. “Logo que completei 16 anos em julho de 2017, com o intuito de ajudar o próximo, eu doei. Tenho noção da carência do banco de sangue então decidi me tornar doadora para que, em alguma possibilidade de necessidade, possa haver uma ajuda. Senti-me realizada, afinal fazer o bem faz bem! Creio que a partir de pequenas atitudes podemos mudar o contexto social em que estamos inseridos e desenvolver o sentimento de empatia para com o próximo tão ausente nos dias de hoje. Pretendo, sempre que possível, fazer doação pós 90 dias pedidos e criar essa prática linda!”, disse.

Os requisitos para poder doar sangue são:
• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
• Pesar no mínimo 60 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

“As ações começam dentro de nós e são elas que nos fazem ter a iniciativa de ajudar alguém, ser um doador é um gesto nobre, todos os dias temos pacientes que estão necessitando de transfusão e por isso precisamos de doações regulares, é uma prática maravilhosa e que sem dúvidas, muda tanto a vida de quem doa, quanto a vida de quem recebe”, finaliza Josiane Aquino.

Previous post

Alimentação e a pele perfeita

Next post

Jornal Gazeta recebe homenagem da FGKIRS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *