Home»Geral»Árvore Lunar será tema de documentário

Árvore Lunar será tema de documentário

0
Shares
Pinterest Google+

A Força Tarefa Cinema de Verdade tem um intuito de profissionalizar o cinema na região usando todas as potencialidades regionais, ou seja, todos os artistas da microrregião. Há um tempo atrás, foi lançado um vídeo pelo Facebook, divulgando a proposta e instigando cineastas do Brasil todo a conhecerem mais e a se interessarem pelo projeto. Dessa maneira, foi confirmado a vinda do cinegrafista e diretor Leandro Marcondelli.

Entre quatro outros candidatos que mostraram interesse, Leandro Marcondelli foi escolhido após impulsionarem um vídeo para cineastas do eixo Rio-São Paulo. Leandro tem 21 anos de trabalho em produtoras de publicidade, documentário e cinema. Em sua vida profissional só trabalhou em produtoras ligadas a arte, nunca gravou casamentos ou eventos que não fosse para um filme, documentário ou publicidade. Em 2000 fez sua primeira direção de fotografia como profissional. Em 2002 se especializou em São Paulo em linguagem cinematográfica para atuar como diretor de cena. Já em 2003, em direção de fotografia para cinema com câmeras de película com professor formado na Rússia. No ano de 2007 foi eleito melhor diretor de fotografia publicitária do Estado de SP, 2012 melhor diretor de cena do estado SP pela APP Ribeirão Preto e em 2013 um trabalho que dirigiu foi premiado com profissionais do ano da Rede Globo. “Tecnicamente trabalho com equipamentos, profissionais e linguagem cinematográfica há 21 anos, atuando mais na publicidade, onde somos mais valorizados, e como temos pouco incentivo para produzir filmes e documentários, trabalho menos com filmes propriamente dito por conta de falta de incentivo a cultura para sétima arte. Eu, assim como a maioria dos profissionais da área cinematográfica nacional, trabalham sempre nessas duas vertentes: publicidade e cinema; e normalmente, desde 2006, realizo um projeto cinematográfico por ano, por iniciativa privada, como o documentário que será feito ou por leis de incentivo, PROAC ou Lei Rouanet”, relata Leandro Marcondelli.

O documentário é sobre a Árvore Lunar e a mais ou menos há um ano, Leandro veio a Santa Rosa para dirigir uma campanha nacional publicitária para a rede de franquias Chiquinho Sorvetes, e foi então que descobriu a História da Árvore Lunar. “O documentário será realizado em cima dos relatos reais de pessoas que participaram do plantio e sobrevivência da Árvore, mostraremos a região e toda história relacionada à Árvore desde a experiência com a semente feita pela NASA em órbita lunar. Estamos trabalhando numa possível viagem a NASA para colhermos mais informações sobre a missão Apolo 14 e as experiências com as sementes das árvores, mas esta é uma segunda etapa, pois é necessário um investimento maior”, explica o cineasta e diretor. Já foi criado roteiro, pesquisas foram feitas, formação de equipe para gravação e finalização. Agora vão para a fase de colher material, entrevistas e imagens para ilustrar os depoimentos. Decorrente a isso, os trabalhos já serão realizados a partir do dia 26/10 a 03/11 e as gravações começarão após dia 27/10. Há um banco de talentos com mais de 100 atores pré-selecionados para definir o elenco. Marcondelli fará a seleção final, mas haverá a necessidade de muitos figurantes, portanto praticamente todos os pretendentes deverão ter algum tipo de participação durante as filmagens.

“Só conseguiremos aprender a fazer um cinema de verdade com esses players de fora, e depois que tivermos esse primeiro trabalho concluído, podemos dar um salto no nosso reconhecimento usando esse documentário. De início, estamos fazendo meio improvisado, com tudo que nós temos, mas é da maneira que conseguimos fazer, pensando sempre no coletivo, porém muito bom. Fechamos com o Marcondelli, pois ele acabou abaixando os preços e ficou muito interessado. Além de oportunizar e potencializar os atores para melhor cada vez e ser um banco de talentos, a outra é criar uma conexão entre todos os municípios da região, mostrar para o mundo e unir todos”, relata Leonardo Vicini.

A Força Tarefa Cinema de Verdade é liderada por Cati Matiazzi e Ângela Rockemback e a expectativa referente ao projeto é muito boa e positiva. Os custos de produção foram baixados em 50% graças aos profissionais voluntários da região que vão dar suporte a equipe de Marcondelli que virá de São Paulo durante esse período. Será 100% financiada pela Vicini Aplicativos – Empresa gaúcha sediada em Santa Rosa – que ficará com os direitos de exploração do documentário que deverá ter 42 minutos. Além disso, o documentário será oferecido ao Netflix, que já foi feito contato e demonstrou grande interesse pela ligação da árvore lunar com os Estados Unidos, mas nada confirmado ainda. “Pretendemos vender para a Netflix e fazer dar lucro. Canais do Brasil já demonstraram interesse também, pois sabem que Marcondelli é muito bom. Estamos super felizes”, finaliza Leonardo Vicini.

Previous post

Garupa: A grande novidade no transporte de Santa Rosa

Next post

Bitcoin, a maior das criptomoedas, completa dez anos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *